Saltar para o conteúdo

Acessibilidade na Web ou Acessibilidade Digital

O mundo foi concebido para dar acessibilidade à todos. Sem exceções. E sendo assim, todos temos o direito à educação, trabalho, lazer, saúde e de ir e vir quando e aonde quisermos.

Logotipo oficial da acessibilidade. Representação de uma pessoa de braços abertos com um círculo ao redor

Com a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (2008), ficou reforçado o conceito de que “o fator limitador é o meio em que a pessoa está inserida e não a deficiência em si”. Ou seja, a base de tudo é a acessibilidade do meio, composta por espaços, pessoas e a interação entre si e uma com as outras. Isso inclui também a Web.

O que é acessibilidade na web?

Dentre todos os conceitos do que é acessibilidade na web, um dos mais simples diz: significa que pessoas com deficiência podem usar a web. Mais especificamente, a acessibilidade na web significa que pessoas com deficiência podem perceber, entender, navegar, interagir e contribuir para a web. E mais. Ela também beneficia outras pessoas, incluindo pessoas idosas com capacidades em mudança devido ao envelhecimento.

A partir do dia 06 de Janeiro de 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira da Inclusão ou apenas Lei 13.146. Essa é a lei mais completa e punitiva da história da luta das pessoas com deficiência. Nela existe um artigo que trata especificamente de acessibilidade na web:

Art. 63.  É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

Como funciona?

Através de uma Tecnologia Assistiva, como leitores ou ampliadores de tela, teclados alternativos, entre outros, as pessoas com deficiência motora e mobilidade reduzida, daltonismo, baixa visão e até mesmo cegueira, podem interagir completamente com um conteúdo na web. Infelizmente as tecnologias assistivas não são suficientes para garantir uma boa experiência de navagação na Web. É preciso também que o conteúdo seja apresentado de forma correta tecnicamente e visualmente.

Como garantir um conteúdo acessível?

Através do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) que é um conjunto de técnicas e padrões desenvolvidos pelo W3C (World Wide Web Consortium). Esses padrões juntamente com as diversas tecnologias assistivas presentes hoje no mercado, garantem uma experiência rica de navegação na web por portadores de deficiência.

A equipe da ID Agência Digital é especializada em acessibilidade web e está preparada para atender esse nicho de mercado em amplo crescimento no Brasil.

Conheça os projetos premiados da ID Agência Digital em Acessibilidade na Web.